segunda-feira, 8 de outubro de 2012

Aos mestres com todo meu carinho


AOS  MESTRES COM TODO MEU CARINHO

 

Não há no mundo nação que se desenvolva senão investir em educação;
  Não há estudante que transita pelo horizonte  que não tenha passado por tuas mãos;
  Pena que, nem todos aprendem ao certo a lição, pois quando ascendem ao poder, esquecem a importância que tem um  professor;
  Mesmo assim levam adiante seu trabalho, parecem entender que jamais haverá boa paga que lhes sirvam como salários, ou governantes que enalteçam o teu trabalho;
  Com isso desvendam ao mundo a nobreza que há no ensinar. Desfolhei livros, vasculhei o dicionário em busca de uma palavra que os contemplassem, que exprimisse exatamente o seu significado ao mundo letrado.
  Não as encontrei, talvez porque está além do gesto humano agradecê-los, se o fizesse, ainda assim teria sido pouco, pois o teu amor e a tua dedicação é um gesto imensurável.
  Bem aventurados sejam todos os que ensinam com amor, pois estes transcendem no tempo. Não há livros que os resumam, nem homenagens que os condecore.
  Com que dedicação prepara o terreno e lança as sementes, ainda que estas possam cair em solos áridos, assim mesmo insistem em vê-las germinar, pois apostam sempre que produzirão bons frutos, cuidam de  todos com a mesma avidez. 
  Grandes sois os mestres que tripudiam as dificuldades, arrebatam os dissabores, ignoram as estatísticas e proliferam seus saberes por todos os cantos, mesmo onde não há justiça social.
  Trabalham em secreto nos finais de semana ou feriados, muitas vezes abdicando do convívio familiar no preparo do seu trabalho semanal.
  A ti não lhe prestam honrarias públicas quando os indicadores estão favoráveis à educação, muitas vezes foram taxados como os responsáveis pelos baixos índices escolares.
  Não esmorecem, e jamais deixam de acreditar no teu potencial quem os vê, não conhece os seus dilemas, as suas inquietudes. Passam governos e tu ai estás, vão-se programas mirabolantes, porém o prefácio é sempre o mesmo. Não se ensina com teoremas nem se desenvolvem teorias se não houver sedução, e você melhor que ninguém entende desta magia.
  Todos nós neste dia e em todos os dias da nossa vida devemos-lhes reverência, é o mestre que entende da alma, alimenta o nosso espírito dando-nos a luz do saber. Afinal, somos seres sem luz, e os nossos mestres são os que conduzem a chegada desta luz à nossa vida e, semeiam em nós a semente da sabedoria.
  Dia após dia vão regando-as até que germinem e possam desenvolver formando a árvore do intelecto que há de prosperar para todo o sempre em nossa vida e que, possamos romper de vez com os paradigmas que permeiam a cultura do nosso povo.  
  Professores, Educadores, Alfabetizadores, Docentes, não importa a expressão, teu oficio é uma arte reflexiva que envolve o seu  talento, sua dedicação e seu amor. O teu fascínio é o que encanta os seus discípulos, este é o seu DNA, é o seu diferencial, e isto não está em nenhum livro de metodologias ou teses é seu, use este talento divino a seu favor.
  Todo mestre é um lapidador de talentos, todo aluno é um diamante bruto a ser polido e depois de lapidados irão reluzir riquezas abundantes em sabedorias, então poderão melhor compreender o papel do professor na sua vida, isto é o que faz de cada mestre um agente propagador do conhecimento e do amor infinito.
  Feliz dia dos professores á todos os educadores que com sua sabedoria e luta, possam vencer todos os obstáculos que venham surgir em seu caminho.

 
  Artigo escrito pelo Profº  Rosalvo Silva Filho
  Formado em Ciências Físicas e Biológicas pela Faculdade Profº José a. vieira
  Latus Sensus em Saúde e Meio ambiente pela Universidade de Lavras
  Formação Acadêmica em Matemática pela Unioesp.

 

Um comentário:

  1. O teu papel cumpre com tanta dedicação, as tuas mensagens carregadas de sentimentos e ternura motiva os seus pupilos a seguirem sempre adiante, mesmo que seja dura a caminhada.

    ResponderExcluir