Jurou um dia enfrentar os desafios concernentes ao exercício da sua profissão.
Solenemente prometera ser criativo, perseverante e competente, na busca de novos caminhos para os ensinamentos.
Prometeste trabalhar por uma educação que contribua com o desenvolvimento da responsabilidade social e política, na formação do homem, cívico.
Cumprirás com lealdade, integridade e honestidade os ensinamentos humanos e científicos que conduzirão à prosperidade Patriótica.
Bem sabes as inúmeras vidas a ti confiadas, na esperança de que as tornem cidadãos conscientes, responsáveis e inteligentes.
Realizam-se quando vê aqueles que foram seus discípulos prosperarem, fazendo dos saberes educacionais, ferramentas do seu trabalho e sucesso.
São verdadeiros garimpeiros e lapidadores de vidas, com a sua arte e maestria, fazem crianças, jovens e adultos sonharem, vislumbrarem um país, onde através das literaturas, das ciências exatas e biológicas possibilitem a evoluírem, a mudarem o seu mundo.
A sua dedicação e seu empenho faz a diferença, num mundo onde as desigualdades são tão latentes, tratando a todos com o mesmo carinho e respeito, afirmando as noções de valores e princípios, norteadores básicos na formação do caráter e da cidadania de um povo.
O seu fascínio pelo desenvolvimento cultural é tão intenso que muitas vezes abdicam-se do convívio familiar na busca de novos saberes para melhor ensinar.
És um ícone nos dias de hoje, diante de tantas precariedades, das diferenças regionais, das carências sociais, das diferentes culturas e dificuldades locais, as superam com os seus improvisos, possibilitando a todos terem acesso à aprendizagem.
Que bom que há no mundo pessoas como vocês mestres, que fazem uso do poder da persuasão incentivando jovens sem perspectivas, a crerem num mundo mais humano, com oportunidade de ascensão a todos, dependendo apenas dos esforços e empenho de cada um.
Parabéns professores pelo seu dia esperamos que fossem lembrados também pelos dignitários e tenham a certeza, que já estão eternizados em vários corações.
Dedico este artigo a todos os mestres, em especial aos professores alfabetizadores, que com muito empenho contribuem para uma educação básica de qualidade, alicerce, onde se edificarão todas outras estruturas cognitivas.
E a todos os professores, verdadeiros artífices, capaz de construir, transformar, desenvolver em seus educando a aptidão pela aprendizagem.
Em memória daqueles que não estão mais em nosso convívio, mas quando estiveram partilharam conosco os seus conhecimentos e talentos, abrilhantando ainda mais a arte de ensinar e aprender, educando para a vida, preparando para o mundo, ideal que faz de nós educadores figuras centrais na evolução e no desenvolvimento cultural do nosso povo.
Artigo escrito pelo Profº Rosalvo Silva Filho
Formado em Ciências Físicas e Biológicas pela Faculdade Profº José A. Vieira.
Formação Acadêmica em Matemática pela Unioesp.
Latus Sensus em Saúde e Meio ambiente pela Universidadede lavras.
Mesmo que não lhe prestem honrarias;
ResponderExcluirMesmo que não reconheçam, o teu trabalho;
Mesmo que não te exalte pelas tuas obras;
Mesmo que não reconheçam, obra alguma como sendo tua;
Em nossos corações pra sempre registrado terá, os teus ensinamentos, que ajudam-nos a decifrar o mundo.