domingo, 28 de outubro de 2012

obras de um servidor

 

OBRAS DE UM SERVIDOR

 

  Dia 28 de outubro é a data destinada à comemorarmos o dia do funcionalismo público, homens e mulheres que se dedicam com primazia na qualidade do atendimento ao povo Brasileiro.
       Profissionais que superam os entraves burocráticos os tramites processuais, agilizando com destreza e despachando com respeito ao cidadão contribuinte, mola propulsora da atividade pública.
      A real diferença entre uma autoridade e um autoritário está nas certezas, nas convicções dos deveres, a autoridade transborda serenidade, conhecimento de causa, convence sem exaltação é um líder por admiração. Já o autoritário hesitasse em se exaltar, impõem-se para comandar, pressiona para liderar.
      Parabéns a todos os servidores públicos deste país, pessoas anônimas, mas dignas de tão bem servirem a administração pública, desempenhando um relevante papel, contribuindo para que os Poderes Executivos, Legislativos e Judiciários desenvolvam as ações e os programas do governo.
      Em todo seu trabalho tem se o proveito serve com tanta prestatividade o seu publico que rende orgulho para qualquer administração.
      Realiza com maestria a arte de bem servir ao público, jamais desonrará a homenagem que hoje lhe é prestado, Servidor publico com muita honra hoje vou lhe exaltar.
      Servem com dedicação a todos que lhe procuram, fazem isso com tanto entusiasmo que a ti  prestar honrarias neste dia é pouco.
      A vocês servidores públicos dedicados que usa o seu conhecimento para desempenhar com autoridade e altivez a sua função, sabemos que o bônus nem sempre é seu, por isso esse dia não pode passar em vão.
     Nem sempre recebem os louros pelo seu trabalho, afinal exercê com primor aquilo que lhe foi designado.
     Superam as dificuldades que o oficio lhes impõem afinal na era das tecnologias ainda os vemos usando canetas, pranchetas, diários, para fazer tuas anotações.
     Homens e Mulheres prestativos que se dedicam a tão bem servir os serviços públicos do nosso país, parabéns pelo seu dia, hoje lhe rendo o tributo pelo seu esforço e pela sua contribuição.
    Vós sois um verdadeiro artífice na arte dos serviços públicos, jamais haverá proventos que retribua os teus préstimos, és o braço forte de qualquer administração.
    As tuas obras a bem dos serviços públicos tem sido constante, só nos resta neste dia congratularmos com a ocasião e dizer-lhe muito obrigado, você faz a diferença. 

 
Artigo escrito pelo Profº  Rosalvo Silva Filho
Formado em Ciências Físicas e Biológicas pela Faculdade Profº José a. vieira
Latus Sensus em Saúde e Meio ambiente pela Universidade de Lavras
Formação Acadêmica em Matemática pela Unioesp.

 

sábado, 20 de outubro de 2012

Pedidos


PEDIDOS


  Pedi-lhe proteção, dera-me segurança, convicção, aliviou a minha dor, curou-me do medo;
  Pedi-lhe paz, aliviou a minha angustia, dera-me carinho, encheu-me de esperança;
  Pedi-lhe uma benção, dera-me graças, encheu-me de glórias, concedeu-me a virtude e o amor;
  Pedi-lhe coragem, dera-me garra, confiança, ensinou-me a perseverar, a ter fé, a acreditar que tudo pode quem em tu crêr;
  Pedi-lhe sabedoria, dera-me conhecimento para ir a busca, tornou-me forte e virtuoso;
  Pedi-lhe para livrar-me do mau, mostrou-me que o bem e o mau esta ao nosso alcance  para desencadeá-los basta dar ouvidos ao coração ou margem ao pensamento;
  Pedi-lhe que tivesse piedade de nós pecadores, fez-me ver que o pecado é inerente ao ser, e para a redenção dos nossos pecados, Deus enviou o seu próprio filho;
  Tens me dado muito mais do que pedi, portanto  peço-lhe humildade, serenidade e paciência, para que eu possa sempre lhe servir;
  Jamais permita que me percas em embevecimentos, torna-me simples e amável;
  Peço-lhe generosidade, mesmo quando tiver diante dos mais hostis, para que estes saiba que o amor esmorece a rudez;
  Este é o teu mês, Maria mãe de Deus rogai por todos nós os pecadores, livra-nos da ira, da maledicência, da inveja e dos maus presságios;
  Abençoe este que estende os olhos para ler este meu testemunho, inunde a tua vida com o teu esplendor, não me deixa negar auxilio a um irmão, mesmo se este for incrédulo;
  Sou  muito grato  por todas estas dádivas e a minha fé estará sempre renovada, deu-me mostras do teu Amor de Pai, nunca deixou de  escutar as minhas  petições.


   Artigo escrito pelo Profº  Rosalvo Silva Filho
   Formado em Ciências Físicas e Biológicas pela Faculdade Profº José a. vieira
   Latus Sensus em Saúde e Meio ambiente pela Universidade de Lavras
   Formação Acadêmica em Matemática pela Unioesp.

segunda-feira, 8 de outubro de 2012

Aos mestres com todo meu carinho


AOS  MESTRES COM TODO MEU CARINHO

 

Não há no mundo nação que se desenvolva senão investir em educação;
  Não há estudante que transita pelo horizonte  que não tenha passado por tuas mãos;
  Pena que, nem todos aprendem ao certo a lição, pois quando ascendem ao poder, esquecem a importância que tem um  professor;
  Mesmo assim levam adiante seu trabalho, parecem entender que jamais haverá boa paga que lhes sirvam como salários, ou governantes que enalteçam o teu trabalho;
  Com isso desvendam ao mundo a nobreza que há no ensinar. Desfolhei livros, vasculhei o dicionário em busca de uma palavra que os contemplassem, que exprimisse exatamente o seu significado ao mundo letrado.
  Não as encontrei, talvez porque está além do gesto humano agradecê-los, se o fizesse, ainda assim teria sido pouco, pois o teu amor e a tua dedicação é um gesto imensurável.
  Bem aventurados sejam todos os que ensinam com amor, pois estes transcendem no tempo. Não há livros que os resumam, nem homenagens que os condecore.
  Com que dedicação prepara o terreno e lança as sementes, ainda que estas possam cair em solos áridos, assim mesmo insistem em vê-las germinar, pois apostam sempre que produzirão bons frutos, cuidam de  todos com a mesma avidez. 
  Grandes sois os mestres que tripudiam as dificuldades, arrebatam os dissabores, ignoram as estatísticas e proliferam seus saberes por todos os cantos, mesmo onde não há justiça social.
  Trabalham em secreto nos finais de semana ou feriados, muitas vezes abdicando do convívio familiar no preparo do seu trabalho semanal.
  A ti não lhe prestam honrarias públicas quando os indicadores estão favoráveis à educação, muitas vezes foram taxados como os responsáveis pelos baixos índices escolares.
  Não esmorecem, e jamais deixam de acreditar no teu potencial quem os vê, não conhece os seus dilemas, as suas inquietudes. Passam governos e tu ai estás, vão-se programas mirabolantes, porém o prefácio é sempre o mesmo. Não se ensina com teoremas nem se desenvolvem teorias se não houver sedução, e você melhor que ninguém entende desta magia.
  Todos nós neste dia e em todos os dias da nossa vida devemos-lhes reverência, é o mestre que entende da alma, alimenta o nosso espírito dando-nos a luz do saber. Afinal, somos seres sem luz, e os nossos mestres são os que conduzem a chegada desta luz à nossa vida e, semeiam em nós a semente da sabedoria.
  Dia após dia vão regando-as até que germinem e possam desenvolver formando a árvore do intelecto que há de prosperar para todo o sempre em nossa vida e que, possamos romper de vez com os paradigmas que permeiam a cultura do nosso povo.  
  Professores, Educadores, Alfabetizadores, Docentes, não importa a expressão, teu oficio é uma arte reflexiva que envolve o seu  talento, sua dedicação e seu amor. O teu fascínio é o que encanta os seus discípulos, este é o seu DNA, é o seu diferencial, e isto não está em nenhum livro de metodologias ou teses é seu, use este talento divino a seu favor.
  Todo mestre é um lapidador de talentos, todo aluno é um diamante bruto a ser polido e depois de lapidados irão reluzir riquezas abundantes em sabedorias, então poderão melhor compreender o papel do professor na sua vida, isto é o que faz de cada mestre um agente propagador do conhecimento e do amor infinito.
  Feliz dia dos professores á todos os educadores que com sua sabedoria e luta, possam vencer todos os obstáculos que venham surgir em seu caminho.

 
  Artigo escrito pelo Profº  Rosalvo Silva Filho
  Formado em Ciências Físicas e Biológicas pela Faculdade Profº José a. vieira
  Latus Sensus em Saúde e Meio ambiente pela Universidade de Lavras
  Formação Acadêmica em Matemática pela Unioesp.

 

sábado, 6 de outubro de 2012

Religião, Ciências e Política



Religião, Ciências e Política

  Age em silêncio, não faz alarde, acolhe a todos sem tendência assistindo bem de perto as aflições dos pobres e humildes dando-lhes coragem para ir adiante.
  Graças ao seu desenvolvimento tem sido recorrente a sua aplicação para o bem da humanidade.
  Os seus desígnios e questionamentos tem colaborado para a divisão das classes sociais e cada dia aumenta ainda mais a lacuna entre o povo e o poder.
  Através da tua fé tens encontrado força para superar e transpor obstáculos que, para muitos parecem ser intransponíveis.
  Homens e mulheres rendem seus esforços na compreensão, na busca de novas descobertas e a procura da cura, para colocar fim à todos os males que afetam a humanidade.
  Que pena, enveredam os teus caminhos para fins longínquos, somente para apropriarem-se das tuas benéficie, deixando para trás dilemas e desesperanças.
  Na prática do seu compromisso, a espontaneidade, a indulgência, o voluntarismo, são prerrogativas proeminentes.
  Os teus enunciados trazem prefixo e sufixo de difíceis pronuncia, mas talhado de tanto estudo deixando para trás, todo empirismo de teorias que jamais se provaram.
  No desempenho da tua arte recorrem a ilações, falsas promessas, incitar a discórdia, apontar as desordens afim de, apropriar-se da esperança e desesperança alheia.
  A religião ascende o espírito ao alcance da luz eterna, fortalece a carne na busca do bem comum, eleva o ser na prática constante do amor e da superação.
  A ciência estuda noite e dia de forma incansável, a procura da fórmula, da porção ou do elixir que aliviará as dores, que rejuvenesça o ser humano e, em pesquisas de vacinas e medicamentos para a cura de diversas anomalias que causam tantas inquietudes para a humanidade.
  A política voraz gera violência, causa desigualdades e provoca dilaceramentos profundos na sociedade. Cria conflito e dissemina a discórdia entre os homens, podendo consumar na destruição e no aniquilamento dos seres vivos.
  A nós são dadas todas as oportunidades de escolhas, resta-nos decidir quais caminhos devemos trilhar. É perfeitamente possível a convivência harmônica entre estas três áreas do conhecimento, desde que nenhuma delas queira nos induzir ao extremo absoluto.
  O mundo já nos deu mostras dos extremos. O fanatismo religioso causa dor, violência e destruição ao extremista, tanto quanto o político mal intencionado tentando a supremacia da raça pura, e os cientistas descobridores das teorias atômicas voltada para destruição em massa.
   Religião, Ciências e Política juntas colaboram para o desenvolvimento e auxiliam nas descobertas que afligem a humanidade, isoladas podem se transformar numa arma letal pondo em risco a paz e a evolução humana.  


 
Artigo escrito pelo Profº Rosalvo Silva Filho
Formado em Ciências Físicas e Biológicas pela Faculdade Profº José A. Vieira
Latus Sensus em Saúde e Meio ambiente pela Universidade de Lavras
Formação Acadêmica em Matemática pela Unioesp.

sexta-feira, 5 de outubro de 2012

Menor Abandonado


MENOR ABANDONADO 

 

   Dê-me a sua mão não me deixe aqui, eu preciso muito de você;
   Faça alguma coisa por mim, você sabe o quanto preciso de ti;
   Olha para mim, não me ignore, faça um gesto de generosidade hoje enquanto ainda há tempo;
   Sei que estou inserido em programas do governo, elaboraram até um estatuto para nós crianças e adolescentes, mas eu não sou fictício, não sou numero, porém não me trate como estatística, eu sou real, faça alguma coisa por mim;
   Será que não tenho direito de ser como você? Quero estudar, me formar, ter um lar para me abrigar, não gosto de dormir nos bancos da praça, quero que você me veja, me perceba como o ser que sou não como um risco pra você e a sociedade.
   Cansei de ser pivete, moleque de rua, quero ser alguém não me despreze, saiba que há muito tempo atrás, também houve um menino que nasceu em uma manjedoura, dormiu as escondidas em celeiros, também foi perseguido pelos reis da época, via nele um risco, um açoite aos seus bens, assim como eu, quando passo percebo que me olham de soslaio, seguram firmes as suas bolsas, suspeitam que eu vá lhes roubar e quando me aproximo para pedir, franzem a testa e respondem rispidamente, eu não tenho nada pra te dar.
    Quando chegam as noites me desespero, a lua ilumina o meu quarto, onde meu leito é de concreto, meu cobertor são jornais e papelões, meu jantar foi servido em outros lares e para mim restou o vento.
   Há tempo que uso esta mesma armadura rígida, fétida, que envolve o meu corpo, às vezes em meus sonhos me vejo sorrindo, correndo feliz por um quintal que seria da minha casa.
   Ah! Que belo jardim, flores perfumadas não estou só, todos os meus amigos estão lá comigo, todos muitos felizes, derrepente espreita o dia o sol escaldante batendo em meu rosto, devagarzinho abro os olhos e vejo as pessoas apressadas a passar por mim.
   Vivo num quintal alheio, não estou sozinho, do meu lado todos os meus amigos e o sonho acabou,  a minha frente vejo a praça, as mesmas flores dos meus sonhos lá estão, as azaleias, as roseiras, as palmeiras todas ornamentando o jardim da nossa praça bem defronte há uma igreja, para onde todas as manhãs nos concentramos para o café e a noite tomarmos  sopa.
   È assim o meu dia, realidades diversas, uns se drogam, outros se embriagam, outros roubam, é essa a minha rotina, até que o dia termina e, aqui estou denôvo a deitar.
   Eu queria que os meus dias fossem igualzinho aos teus, mas são tantos percalços que fazem de mim estatísticas, clichê de campanhas e enquanto isso caminho ao holocausto que não demora porvir.
   Dê-me sua  mão, faça algo para que eu não morra, o precipício é logo ali, e eu não sei mais o que fazer, estou a caminhar sozinho, paro num farol, pego a minha flanela e ofereço os meus préstimos.  
   Muitos nem se quer abrem a janela do carro, ou quando me veem as fecham. Às vezes ponho a pedir, então me dê um trocado, mesmo assim parecem surdos, indiferentes nem me conhecem, então  me pergunto será que  sou gente ou  indigente, seja indulgente não me trate assim.
   Mais uma vez, dê-me a mão, preciso de você, faça alguma coisa por mim e por você, não quero que sinta medo quando me veem, cansei de ser o menor abandonado perambulando pelas ruas, permita-me viver meus sonhos, porque a realidade já a conheço e sei onde vai acabar.

 
Artigo escrito pelo Profº  Rosalvo Silva Filho
Formado em Ciências Físicas e Biológicas pela Faculdade Profº José a. vieira
Latus Sensus em Saúde e Meio ambiente pela Universidade de Lavras
Formação Acadêmica em Matemática pela Unioesp.

 

Olhai por nós, os pecadores


                         OLHAI POR NÓS, OS PECADORES

Na eminência da graça alcançada, vos agradeço;
Na insistência que assista os degredados da fé, eu lhe suplico;
Na certeza que atendeis a todos que a vós tenha recorrido, eu a invoco;
Com os lábios trôpegos na busca da palavra certa, eu me pronúncio;
Ès minha madrinha, conhece minhas fraquezas, cede a tua fortaleza para me proteger;
Quantas vezes esqueci de agradecê-la, mesmo assim tens me incluído nas tuas bênçãos;
Nem sempre teus filhos pródigos  acendem vela  a senhora, ou lhe agradece em reconhecimento as graças recebidas, ainda assim não deixa de iluminar os vossos caminhos;
Quanto Amor, quanta bondade há em ti, secretamente  espia-nos noite e dia, dando-nos proteção constante, assiste a todos os teus filhos, até mesmo aqueles que ignoram a tua imagem, a senhora  lança sobre eles o teu olhar de mãe consoladora;
Mãe intercessora, interpela-nos junto a Jesus, conheces a todos os teus filhos, a eles nunca negou suas bênçãos, estendendo sua mão à todos que a invocam.
Outubro é teu mês, é quando fervorosamente devotos e esperançosos, peregrinam à vossa casa para render-lhes tributos, pelas graças e milagres alcançados.
Sei que a Nossa Senhora da Conceição Aparecida não pede a nós sacrifício algum, espera de todos  um único gesto que possamos retribuir a um irmão, o seu exemplo de amor e proteção na construção de um mundo melhor.
Obrigado Rainha dos anjos, advogada dos  pecadores  por acolhermos e tirar-nos as nossas aflições, lançando sobre nos um olhar favorável de mãe protetora, consoladora e guia, conduzindo-nos ao encontro da luz que resplandece em nossos corações, advindas da   fonte geradora e redentora dos nossos pecados, o teu filho Jesus.
Deus pai, num gesto de puro amor e sabedoria reuniu toda bondade, todo amor e toda a graça e deu-lhes o nome de Maria.  
Abençoado sejam todos aqueles que na busca do Amor, da Felicidade e da Proteção Divina, recorre a vós, e a todos aqueles que, com  a sua fé  clama por vossa ajuda e tens as tuas graças alcançadas.
Agradeço a vossa singular proteção, sei que na senhora encontraremos sempre,  Amor, Ternura, Bênçãos de Maria Mãe de Deus que esta  sempre presente em nossa vida.

Homenagem a Nossa Senhora Aparecida Padroeira do Brasil.
Escrita pelo Professor Rosalvo Silva Filho
Formado em Ciências Físicas e Biológicas pela Faculdade Profº José a. vieira
Latus Sensus em Saúde e Meio ambiente pela Universidade de Lavras
Formação Acadêmica em Matemática pela Unioesp.