quinta-feira, 1 de dezembro de 2011

Vidas que vão e que vêm

                                     VIDAS QUE VÃO E  QUE VÊM

   O nosso oficio propicia realidades diversas, não há automatização nem sistematização como um simples virar das páginas de um livro, ou um toque num botão e pronto às coisas acontece. Cada dia, trás consigo o pitoresco e irrisório que buscamos suplantá-los. Pois é assim rompendo os desafios que ocorrem essa magia sedutora chamada didática do conhecimento.
   Nada acontecerá se não houver parcimônia entre as partes, evitando os desgastes. É preciso que haja clareza, que se estabeleçam regras em se tratando de um cenário. Onde haverá divergentes pensamentos terá, de ocorrer uma sinergia dentre os participantes, garantindo a todos o direito à participação, evitando cairmos no senso comum de que a escola é um espaço pernóstico.
   Não havendo monotonia estaremos em constante evolução, à tarefa mais difícil será a disciplinadora, pois nossos jovens carecem de vários requisitos básicos, como os bons modos, as gentilezas, a cortesia etc.
   Mas como todos que tem sede devem ir à fonte. O professor deverá ser o mediador, não se adquire respeito, sendo desrespeitoso, gritando, esbravejando isso só ira conturbar ainda mais o ambiente. Ser autoridade sem ser autoritário e, exigente nos pontos consensuais.
   Diariamente surgem situações diferentes, é o que torna a arte de ensinar a aprender e aprender a ensinar mais empolgante. Descobrir os diferentes níveis de aprendizagem de uma turma requer paciência, observação e sutileza.
   Não devemos dar o peixe, temos que ensiná-los a pescar, problematizar sempre. Descobrir quem são os competentes, e quais as competências que deverão ser trabalhadas para que, atinjam tais habilidades.
   Lembrando sempre que as competências são diversificadas e potencializam as habilidades, cognição que permeará a sapiência universalizando os saberes teóricos, práticos e científicos.
   O sucesso esta nas minúcias, a forma como utilizar o recurso que possuem isto implica em domínio do espaço e conhecimento da turma, estabelecendo assim a interação ambiente aluno, sendo perspicaz e persistente, objetivando sempre para que os alunos compreendam o seu papel como agente promotor do conhecimento prévio.
   Os alunos passam por nossas vidas e levam consigo uma pequena fração do nosso conhecimento, o múltiplo do nosso amor e a exponencialidade das nossas vidas, pois amamos o que fazemos e fazemos com amor a todos sem precedentes, nos empenhamos para vê-los campeões, vencedores e merecedores de todas as dádivas divinas.
   Leve para a vida, tudo que aprendera no esteio familiar, no meio escolar, sendo digno e jamais lhe faltará amigos. Lembre-se que o papel do professor na sua vida, só terá algum significado, se você deixar de lado as insignificâncias.
  Entre a verdade absoluta e o nosso ponto de vista, existem as ciências do conhecimento que devemos entendê-las e interpretá-las. Faça bem feito o trabalho que lhe foi confiado. Não decepcione quem esta dando um crédito de confiança à você.
  Dedique-se, procurando um resultado final com perfeição, pois, "Toda ação humana que se desenvolve precisa de critica, mais quando criticamos é preciso que nos sintamos participantes com as pessoas e envolvidos nas situações"....( Frei José). Ficando fora e acima, é muito perigoso que critiquemos para destruir.


Artigo escrito pelo Profº Rosalvo Silva Filho 
Formado em Ciências Físicas e Biológicas pela Faculdade Profº José A. Vieira.
Formação Acadêmica em Matemática pela Unioesp.
Latus Sensus em Saúde e Meio ambiente pela Universidade de Lavras.

Um comentário:

  1. passei por aquiiiiii vanderlei hoanda nobre
    ve se nao me da nota vermelha ........
    flw
    ah ! muito bom o texto !!!!

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