sexta-feira, 27 de abril de 2012

Trabalhadores brasileiros


                                                          O ESTEIO DA NAÇÃO

   Trabalhador brasileiro, guerreiro, labutador, não teme o sol, não teme a chuva, não teme o frio e o calor, homens e mulheres que vão à luta cumprindo com as suas obrigações.
   Pena que nem sempre tem o respeito e o valor que merecem. Não há duvidas, é de fato a mola propulsora que alavanca o progresso do nosso país.
   Sabes bem do teu valor mesmo que, a boa paga não lhe vala o esforço, cumprem com destreza e maestria o teu papel. O teu projeto são vários, mas a tua realidade é uma só, ganha o teu sustento com o suor do teu rosto.
    A boa meça não lhe rende bonança alguma, mas em teu rosto vê-se, o orgulho, a honestidade, paga com dinheiro limpo as tuas dividas, zelando pelo teu nome e pela tua profissão.
   Josés, Joãos, Marias, Madalenas, jovens aprendiz artífices de toda nação, hoje em todo canto do mundo comemoram o seu dia. Hoje é dia de festa, não nos esqueçamos de fazer um minuto de silêncio em memória a todos os trabalhadores que num passado bem próximo estavam na lida junto a nós.
   As máquinas não param, mesmo após o toque das sirenes que anunciam à parada do almoço, a hora do café, a troca de turno, ininterruptamente haverá sempre um trabalhador brasileiro por trás das energias cinéticas que movem os motores.
   Engrenagens importantes na linha de produção, o teu algoz finge não reconhecerem a tua importância, desta forma mantém-se a mais valia e a exploração do trabalho. Mas basta cruzarem os braços, fazerem piquetes na porta da fabrica, que logo vem a repressão.
   Por que achas que agem assim com tanto rigor, exatamente para que não descubra o quanto tu és preponderante, e assim mantem-se o ciclo vicioso, do capital e do trabalho.
   Houve um grande pensador que certa feita disse “os salários jamais terá o teu valor justo, pois em todos os salários tem-se o lucro obtido, na realização da produção”, ou seja, aquele que produz a riqueza não desfruta da riqueza que ele produziu.
   Esta é à base do capital e do trabalho, a mais valia determinante dos lucros que o empregador terá, beneficiasse dos baixos salários e dos altos juros aplicado sobre a mercadoria.
   Parabéns heróis ocultos, faz tanto e tão pouco aparecem, só notam a tua presença quando vocês cruzam os braços, e quando chega a esta situação extrema foi porque não houve consenso nas negociações.
   Isso quando a categoria esta bem representada pelos seus sindicatos, ou seja, quando de fato os representantes sindicais são atuantes.
   Muitos são os apelidos dado aos nossos operários, na construção civil são os peões, na mecânica são os metalúrgicos, não importa qual o seu oficio nem a sua ocupação, todos tem de fato de serem tratados como cidadãos.
   Haja vista que, dentre esta gente já se se elegeu um presidente, cargo maior da nação administrado por um peão, que alçou o Brasil num patamar que nunca se viu. Antes dele era só o Pelé, conhecido mundo afora, graças ao seu talento com a bola no pé.
   Brava gente brasileira siga adiante com as tuas lutas, mostrem ao mundo que, o Brasil que antes era conhecido apenas pelo café, com o futebol do Pelé, pelas suas lindas mulatas ou pelo seu ouro e pela sua prata, que serviram de exploração para os nossos colonizadores tem um povo aguerrido.
   Aqui também tem gente que trabalha noite e dia sem parar, e ao romper da aurora põem-se a inchada nas costas, capinam as terras para o plantio, logo cedo ordenham os gados para mandar para as cidades, o resultado do seu suor.
   Sem contar que em nossas fabricas, ouvem-se os barulhos das maquinas, são os nossos heróis ocultos que mesmo recebendo salários injustos garantem a nossa produção, tanto para o consumo interno como para exportação.
   Todos os anos superam as metas, na Indústria da produção ou nas colheitas dos grãos, sempre se têm bons índices, assim ano a ano o nosso PIB vêm batendo novos recordes. Só espero que em breve os nossos jovens aprendiz tenham um emprego nas mãos garantindo um futuro para todo trabalhador dessa nação.

      Artigo escrito pelo Prof. Rosalvo Silva Filho Formado em Ciências
      Físicas e Biológicas pela Faculdade Prof. José A. Vieira.
      Formação Acadêmica em Matemática pela Unioesp.
      Latus Sensus em Saúde e Meio Ambiente pela Universidade de Lavras.

Um comentário:

  1. Avante guerreiros, vamos a luta enquanto vemos o brilho do sol e quem sabe um dia podermos descansar em paz, conscientes dos deveres cumpridos, sob a luz do luar.

    ResponderExcluir