terça-feira, 6 de março de 2012

Os desafios do nosso tempo

                                 O Homem Contemporâneo e a Ciência



   Desde os primórdios a sua existência, o homem vive a desafiar o desconhecido. Numa busca incessante por novas descobertas, por inovações ou até mesmo por superações, sempre buscando estar à frente de seu tempo.
   O homem da pré-história caminhou, caminhou! Até que aprendeu a produzir o fogo dando um grande salto tecnológico, dai em diante nunca mais parou. Se retrocedermos no tempo e no espaço, poderemos compreender que, a descoberta do fogo tem um significado histórico para a humanidade, assim como o grande avanço cientifico pós era da informática.
   Hoje, podemos notar os avanços científicos em todas as áreas do conhecimento. Graças ao uso da computação, todos esses conhecimentos poderão ser usados a qualquer tempo em prol da humanidade.
   Assim também se deu com a descoberta e o domínio do fogo, o homem da pré-história (nômade) vivia perambulando na busca de condições favoráveis onde, pudessem instalar-se para passar uma invernada, logo em seguida saiam ruminando mundo afora.
   Buscando por um ambiente ideal à sua sobrevivência, procuravam pelo fogo natural, produzido pelas descargas atmosféricas, quando essas atingiam a superfície terrestre, caindo sobre as florestas. Além do fogo natural, procuravam também um ambiente onde tivessem em quantidade satisfatórias de alimentos, e um lugar para acomodação (caverna) de toda tribo.
   O homem moderno busca usar de todos os conhecimentos até hoje, acumulando para conseguir viver mais e melhor. Com base nas informações do passado, planeja o presente e vislumbra o futuro, aonde venha ter uma qualidade de vida satisfatória, garantindo a todos os seus contemporâneos o bem estar comum.
   Devemos lembrar que, hoje a ciência vem desenvolvendo um papel importantíssimo em todas as áreas do conhecimento. Pois se tratando de uma linguagem totalmente revestida em artefatos históricos, em artigos descritos sobre determinados eventos e do mesmo modo, relatórios de trabalho de campo ou de trabalhos práticos, com análise de dados e conclusões.
   São atividades que apontam para o aprender a comunicar-se com as linguagens e com os conhecimentos cientifico. A linguagem cientifica é diferente da gramatical, juntamente com os seus códigos. Aprender a comunicar-se com as linguagens da ciência, envolve uma apropriação de formas específicas para falar, sobre o mundo em que vivemos, de apontar as descobertas realizadas, ou seja, trata-se de um legado de informações tolhidas e apuradas, registradas e catalogadas.
   Assim, como o homem da pré-história nos deixou umas séries de ícones a serem desvendados, e a partir deles conjecturamos como tenha sido a sua forma de vida, os eventos sucessórios que lhes ocorreram, os hieróglifos, os desenhos nas cavernas. Tudo isso nos evidencia que, as vidas que nos antecederam eram primitivas e foram se ascendendo até os dias atuais e, esta ascensão é levada adiante sobre a luz do conhecimento humano.
   A maior das conquistas da humanidade esta em, compartilharmos os saberes notórios. Só assim poderemos levar adiante todo conhecimento deixando de lado, os empirismos e as ciências baseiam-se em fatos devidamente observados e descritos. A grande virtude hoje esta, na socialização e na divulgação dos resultados científicos, baseados na ética e no conhecimento humano. Com isso deixaremos um legado e uma gama de conhecimentos e descobertas para as gerações futuras.

“Que Deus nos abençoe e ilumine as mentes brilhantes para que todos os conhecimentos científicos possam ser usados para fins pacíficos, em prol da humanidade assim estaremos promovendo a evolução e pondo fim a umas séries de sofrimento do seu povo aqui na terra.”

          Artigo escrito pelo Prof. Rosalvo Silva Filho Formado em Ciências Físicas e
          Biológicas pela Faculdade Prof. José A. Vieira.
          Latus Sensus em Saúde e Meio ambiente pela Universidade de Lavras.
          Formação Acadêmica em Matemática pela Unioesp.

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