sábado, 10 de março de 2012

Uma singela Homenagem

                                              Mulheres, Estrelas, Luz do Luar

   Parabéns Mulheres pelo seu dia! Não permitam que a razão deste dia, dê lugar as inovações cientificas ou às narrativas históricas. Mantenha vivo na memória, aquele dia 8 de março de 1857 quando, um grupo de mulheres guerreiras iniciou a tua luta, a luta de tantas outras que se indignam frente às desigualdades e as desumanidades trabalhistas e sociais.
   Resgatem os fatos históricos daquele dia, que um grupo de mulheres trabalhadoras de uma tecelagem, paralisou suas atividades, para protestarem contra a diferença salarial existente em relação aos salários dos homens, exigindo a redução da jornada diária de trabalho uma vez que, chegavam a trabalhar dezesseis horas diárias. Lutavam por condições dignas, já que faziam as mesmas atividades que os homens e, chegavam a ganhar apenas 1/3 dos seus salários.
   Ao invés de verem suas reivindicações atendidas, foram trancafiadas dentro da empresa e atearam fogo, onde morreram assassinadas. Cento e trinta mulheres trabalhadoras, mães sofredoras sem direito a clamar, sem direito de viver com dignidade.
   Os teus carrascos ainda imperam pelo mundo afora, as tuas lutas não tem fim, aonde quer que estejam seja qual for a tua nacionalidade este dia eternizado pelas vidas queimadas, em vão não há de passar.
   Hoje mesclam e disfarçam as tuas indignações, o capital criou nuances permitindo que, uma, duas ou três ocupem lugar de destaques, mesmo sendo isso pouco compreendem o teu papel, acenando ao mundo sabem bem aonde querem chegar, pouco a pouco elas veem ocupar o seu lugar.
   Marias, Madalenas, Mirians, os teus legados são vários, as tuas causas são diversas, o teu jeito é um só, este lhe sois peculiar, quando teus pés tocarem o chão lembrai sempre a tua determinação, os teus sinais, anuncia quem de fato tu és.
   Meninas, Moças, em breve serás Mulher, terás o mundo a tua frente, toda sorte aos teus pés, olhe bem por onde andas não te esqueças de quem tu és, não te percas nas veredas, e nem te iluda com os encantos saibas logo que a mão que te afagas também pode machucar.
   Mulheres, Morenas, Mulatas, Mestiças, sejas qual for a tua origem, és a fortaleza do mundo, em torno de ti rege a família, com o teu zelo cuida do filho dedicando todo seu amor e carinho.
Tua força comovente rende ti notoriedade, cedem o teu nome ao mundo, justa forma de homenagem a essas mulheres brilhantes, que em vida dedicou-se ao bem comum.
   Teu nome está por todos os cantos, na natureza é a Rosa, a Margarida, a Dália, nos fenômenos naturais é o furacão Odette, Paula, Edith. Dá seu nome as cidades Herculândia, Marilia, Juliana, nas ruas onde os teus pés tocam Dona Primitiva Vianco, Henriqueta Mendes guerra, Dona Maria Marculina.
   Olha! Até no universo teu nome chega, tu és a estrela Dalva que encanta os enamorados, na órbita da terra é a lua, no cosmos por onde passaste derramando teu leite de mãe formou-se a Via-Láctea. Caminho das nebulosas estrelas novas que surgem para as noites iluminar.
   Deus na sua sabedoria concede a vós o dom de semear pela terra a semente do amor. Vós sois misteriosas de fato sublimes são, mesmo sangrando cumprem com a tua missão.
   De fato não lhes faltam atributos algum, boa árvore dá bons frutos, boa sombra renderá quem nunca buscou guarida um dia ira lhe procurar.
   Na natureza és grande, por onde passa permeia cumprindo o ciclo, da vida um dia tu partirás deixando pra trás saudades, filhinhos órfãos de mãe, viúvo chorando a falta da metade do seu coração.



Artigo escrito pelo Prof. Rosalvo Silva Filho Formado em Ciências Físicas e
Biológicas pela Faculdade Prof. José A. Vieira.
Latus Sensus em Saúde e Meio ambiente pela Universidade de Lavras.
Formação Acadêmica em Matemática pela Unioesp.

Um comentário:

  1. Toda Maria que conheço é virtuosa,
    É mulher de atitude e formosa,
    Sinônimo de amor e de solidariedade.
    Retrato vivo de dedicação extrema,
    Magia e graça que dá vida ao poema,
    Salve Marias, a todas... Felicidades!!!
    A você, cujo nome é Maria,
    Escrevi e ofereço essa poesia,
    Com carinho, respeito e adoração.
    Nome bendito, sagrado, nome de fé,
    Maria mãe, filha, amiga, mulher,
    Fonte sublime de profunda inspiração.

    Só faltou as Marias, muito linda sua homenagem as mulheres.

    ResponderExcluir