terça-feira, 27 de setembro de 2011

Homens e Mulheres fascinantes que fazem este mundo ser mais brilhantes

HOMENS E MULHERES FASCINANTES QUE FAZEM O MUNDO SER MAIS BRILHANTE

   Jurou um dia enfrentar os desafios concernentes ao exercício da sua profissão.
   Solenemente prometera ser criativo, perseverante e competente, na busca de novos caminhos para os ensinamentos.
   Prometeste trabalhar por uma educação que contribua com o desenvolvimento da responsabilidade social e política, na formação do homem, cívico.
   Cumprirás com lealdade, integridade e honestidade os ensinamentos humanos e científicos que conduzirão à prosperidade Patriótica.
   Bem sabes as inúmeras vidas a ti confiadas, na esperança de que as tornem cidadãos conscientes, responsáveis e inteligentes.
   Realizam-se quando vê aqueles que foram seus discípulos prosperarem, fazendo dos saberes educacionais, ferramentas do seu trabalho e sucesso.
   São verdadeiros garimpeiros e lapidadores de vidas, com a sua arte e maestria, fazem crianças, jovens e adultos sonharem, vislumbrarem um país, onde através das literaturas, das ciências exatas e biológicas possibilitem a evoluírem, a mudarem o seu mundo.
   A sua dedicação e seu empenho faz a diferença, num mundo onde as desigualdades são tão latentes, tratando a todos com o mesmo carinho e respeito, afirmando as noções de valores e princípios, norteadores básicos na formação do caráter e da cidadania de um povo.
   O seu fascínio pelo desenvolvimento cultural é tão intenso que muitas vezes abdicam-se do convívio familiar na busca de novos saberes para melhor ensinar.
   És um ícone nos dias de hoje, diante de tantas precariedades, das diferenças regionais, das carências sociais, das diferentes culturas e dificuldades locais, as superam com os seus improvisos, possibilitando a todos terem acesso à aprendizagem.
   Que bom que há no mundo pessoas como vocês mestres, que fazem uso do poder da persuasão incentivando jovens sem perspectivas, a crerem num mundo mais humano, com oportunidade de ascensão a todos, dependendo apenas dos esforços e empenho de cada um.
   Parabéns professores pelo seu dia esperamos que fossem lembrados também pelos dignitários e tenham a certeza, que já estão eternizados em vários corações.
   Dedico este artigo a todos os mestres, em especial aos professores alfabetizadores, que com muito empenho contribuem para uma educação básica de qualidade, alicerce, onde se edificarão todas outras estruturas cognitivas.
   E a todos os professores, verdadeiros artífices, capaz de construir, transformar, desenvolver em seus educando a aptidão pela aprendizagem.
   Em memória daqueles que não estão mais em nosso convívio, mas quando estiveram partilharam conosco os seus conhecimentos e talentos, abrilhantando ainda mais a arte de ensinar e aprender, educando para a vida, preparando para o mundo, ideal que faz de nós educadores figuras centrais na evolução e no desenvolvimento cultural do nosso povo.



Artigo escrito pelo Profº Rosalvo Silva Filho
Formado em Ciências Físicas e Biológicas pela Faculdade Profº José A. Vieira.
Formação Acadêmica em Matemática pela Unioesp.
Latus Sensus em Saúde e Meio ambiente pela Universidadede lavras.

Crianças são estrelas na terra que reluzem nossas vidas

                       Crianças são estrelas na terra que reluzem nossas vidas


   Olhar sincero de quem jamais será capaz de mentir ou fazer mal algum a quem ama.
   Negar-lhe algo, impossível! Seu jeitinho meigo com qual pedem, impossível dizer-lhes não.
   No lar onde houver uma criança podem ter certeza, ela será a sensação. Por mais singelo que seja o lar elas o enriquecerá.
   Crianças com alegria parecem um bando de andorinhas, bendizei Jesus Cristo vinde a mim as criancinhas.
   Graças e bênçãos há no lar onde ampara com amor estas alminhas que nos transmite a paz.
   Benditos sejam todos aqueles como pais que acolhem em seus corações as crianças órfãs de mães.
   Difícil é acreditar que no mundo há pessoas sem compaixão capaz de atirar crianças do alto no chão, cortando grades de janelas não tendo pena delas.
   Corta-me o coração só de pensar, que existe mundo afora crianças de pé no chão, sem comida e sem escola, sem lar e sem colchão, dormindo sobre papelão expostos ao romper da aurora.
   Crianças felizes em seu lar têm carinho, tem cuidados, tem amor, e tem telhado que lhe protege do sereno do orvalho dando-te um mundo mais ameno.
   Quem dera fosse direito legitimo a todas as crianças receber carinho cuidado e proteção. Mas sabemos que no mundo existem crianças desamparadas vitimas das guerras e dos flagelos, das ambições, dos desamores que violam seus direitos universais fazendo com que sofram ainda mais.
   Sonhem! Crianças de todo o mundo, pois só os seus sonhos são puros. Em seus sonhos os anjos vêem e lhes embalam, lhes adornam cantando cantigas de ninar.
   Crianças são estrelas, que ascendem na terra reluzindo em nossas vidas brilho de felicidade, de amor e de bondade, que nos contagiam com os seus olhares meigos pedindo colo e carinho.
   Não há no mundo, nada mais puro do que sorriso de uma criança. Permitam-me dizer, não as deixem sofrer, onde houver uma criança feliz alegra a Jesus, e os anjinhos põem-se a cantar.
   Criança feliz, anjinhos a cantar, alegra e embala a todos com a luz, do meu bom Jesus, que a todos conduz alegra-se as crianças do nosso Brasil.
   Façamos os anjinhos cantar, alegrando as crianças de todos os lares, dando a elas amor, carinho e compreensão. Elas retribuirão com o seu brilho esplendoroso, pois crianças são estrelas na terra prontas para reluzirem em nossas vidas.
   Abençoa senhor os lares onde há uma criança feliz, pois vós sabeis o quão humilde foi o teu ancoradouro, nasceste em uma manjedoura, e em seu tempo de criança fizera coisas de criança, mas depois de homem adulto compadeceu-se com a pureza das crianças, e anunciou que os reinos dos céus acolheriam as crianças, os pobres e humildes.
   Glorificadas és as mães, mulheres abençoadas que carrega no ventre a luz da vida. A cada criança nascida, nos céus há uma luz acesa que encandeia o nosso olhar, iluminando as noites de luar e durante o dia brilha e aquece a todos com gratidão.

Artigo escrito pelo Profº Rosalvo Silva Filho
Formado em Ciências Físicas e Biológicas pela Faculdade Profº José A. Vieira.
Latus Sensus em Saúde e Meio ambiente pela Universidade de Lavras.
Formação Acadêmica em Matemática pela Unioesp.

nossa senhora dai nos proteção

                                          Nossa senhora daí nos proteção

   Nossa Senhora da Conceição Aparecida, Mãe de Deus, Rainha dos Anjos,Advogada dos pecadores,Refúgios e Consolação dos aflitos e atribulados, Virgem Santíssima, cheia de poder e bondade,lançai sobre nós um olhar favorável. Conduza os vossos indignos servos ao caminho da salvação, por mais sinuosos sejam as estradas escolhidas, ensina-os a andar em retidão.
   Com a certeza que teremos a vossa singular proteção, junto-me com todos que a ti recorre e peço em nome daqueles que já nem conhecem o caminho, a muito se afastaram da luz, tendo as vossas fé sido corrompidas pelos vícios das drogas e bebidas aproximam das tentações do inimigo.
   Homens, mulheres e crianças que vivem como degredados, largado ao relento, ali diante de todos os olhares, bem próximo do local onde se promovem grandes espetáculos, local VIP, sala São Paulo.
   Sabe minha madrinha e consoladora, até nome já botaram, no canto onde vivem os degredados da sociedade, Cracolândia é o nome do local, onde vivem os meus irmãos desamparados. Quem nunca viu um mar de gente, bêbados, drogados, punguistas e ladrões, todos juntos formando um único ecossistema em desequilíbrio com risco de extinção.
   Cena assustadora que muitos ignoram, como se ali não houvesse vidas humanas, são vistos como escória da sociedade, dejetos humanos jogados, feito restos inanimados não tendo forma e nem valor, mensurados valem nada.
   Olha nossa senhora, sei que lá entre tantos há vários desnorteados se sujeitando as condições do expurgo lhes confiados, servindo como instrumento do vosso inimigo. Mas conhecendo a sua acolhida tenho pedido todos os dias em minhas orações que a Senhora recupere as vidas que ali foram suprimidas tocando seus corações, pois eu tenho a consciência ali estão os meus irmãos.
   O governo dos homens na terra vê tudo isso acontecendo e nada estão fazendo, até parece de propósito, talvez para desvalorizar os imóveis para depois desapropriá-los botando-os no chão, tornando nobre a região.
   Digo isso por que não faz sentido ver aquela vastidão de homens, mulheres e crianças vivendo como um cão bem aos redores da Avenida São João, citada em verso e prosa na letra da canção do nosso irmão Caetano.
   Testemunho eu quero dá que a minha Santa Madrinha comova os corações dos homens de bem deste país e resolva de uma vez a situação daqueles teus filhos abandonados e infeliz. Eu sei essa missão vai além das orações, pois de nada valerá se não houver ações que recuperem e dignifiquem aqueles que um dia deixaram para trás lar, família e profissão na busca desenfreada da droga que os destrói e escraviza tornando-os zumbis, e assim o inimigo faz definharem até o fim das suas vidas.
   Nossa Senhora, o teu mês vem junto com a primavera que torna os nossos dias mais floridos e mais belos, aromatizando o nosso ar, sentimos em todos os cantos, o aroma das flores do campo, perfumando os lugares por onde o inimigo passou deixando no ar o seu cheiro fétido e as cenas de horror.
   Digníssima mãe Aparecida, Soberana Senhora dirigi-vos aos vossos filhos livrando-os do mal e de todas as tentações. Ensiná-los a caminhar trilhando as virtudes pelos merecimentos da vossa puríssima virgindade e do preciosíssimo sangue de vosso Filho, vos possamos ver, amar e gozar na eterna glória, por todos os séculos Amém.

Artigo escrito pelo Profº Rosalvo Silva Filho
Formado em Ciências Físicas e Biológicas pela Faculdade Profº José A. Vieira.
Latus Sensus em Saúde e Meio ambiente pela Universidade de Lavras. 
Formação Acadêmica em Matemática pela Unioesp.

sexta-feira, 16 de setembro de 2011

   Ainda que eu falasse a língua dos anjos você não a compreenderia

O homem contemporâneo vive uma vida atribulada em meio às disputas, as desigualdades,as buscas incessantes da sua realização pessoal, estabelecendo uma competição direta com o seu semelhante.
Em meio a essa competitividade deixa de lado, o respeito, o caráter, a honradez, a moral, princípios éticos e religiosos, transparecendo um verdadeiro vale tudo.
O ser humano é o único animal na face da terra que é capaz de ferir, trapacear, explorar, poluir, provocar grandes catástrofes, genocídios, utilizando-se da sapiência que Deus lhe concedeu, e a usa de forma ambiciosa e avassaladora.
Os dias passam e os homens parece estarem indiferentes com as coisas espirituais, as suas obsessões causam lhes a cegueira da alma, deixam de lado o bem comum importando-se apenas com as coisas que fazem bem a matéria, ostentam riquezas que de nada valerá aos olhos do criador.
Amai-vos uns aos outros assim como vos amei, provérbio dito por Cristo já não toca o coração de muitos, a insensatez dos desatinos causam as discórdias entre irmãos, famílias são destruídas pelas drogas ou pela ambição e cobiça.
Quantas crianças são lançadas ao mundo a mercê da sua própria sorte, tornando-se vitimas da violência doméstica ou são utilizadas no submundo da droga e do furto, ficando reféns do tráfico.
A mídia fomenta cada dia mais as desigualdades a disputa, passando um receituário onde explicitamente demonstra que não há necessidade alguma de estudar. Afinal estudar para que se não há nenhuma correlação direta entre o Sucesso, a fama e a escola.
Potencialmente os veículos de comunicação presta um ótimo desserviço à comunidade escolar, enquanto no iluminismo (movimento filosófico e politico que preconizava a razão humana e o desenvolvimento das ciências).
Na era mídia os ideais são outros, o publicitário, aquele mesmo sujeito que um dia sentou-se num banco da sala de aula, aprendeu ou ouviu assuntos dissertados pelos seus professores, e pensava consigo mesmo para que serve esse monte de equações, formas e teoremas se tudo que eu preciso é maquiar, reproduzir imagens que associadas a um jingle elevem uma marca, um nome ou produto.
Na era mídia não importa a razão, os saberes científicos a cognição humana, o importante é propagar a imagem e projetar o produto ao mercado consumidor, não se importando com princípios, meios e fins.
O ser humano passou a ser mensurado pelos bens que ele possui não nos damos conta que aquele corpo ali caído no chão ou aquela criança que pede uns trocados no farol, também é dotado de vida, tem sentimentos, também sente fome, frio e sede.
Afinal o que está faltando dentre os homens, humildade, amor, fraternidade, honestidade, a fé Cristã.
Quais outros sinais serão necessários para que nos sensibilizemos, para entender que há vida ao nosso redor clamando por ajuda.
Temos andado muito sobre a égide dos homens, mesmo que um anjo soprasse em nossos ouvidos nada entenderíamos, tornamos surdos, cegos e mudos a procura do vil metal que de nada valerá, pois nada levaremos em nossas mãos, nem em nossas vestes, assim como viemos do ventre de nossas mães, puros sem nada, deveremos retornar.


 Artigo escrito pelo Profº  Rosalvo Silva Filho
   Formado em Ciências Físicas e Biológicas pela Faculdade Profº José a. vieira
   Latus Sensus em Saúde e Meio ambiente pela Universidade de Lavras
   Formação Acadêmica em Matemática pela Unioesp.