sábado, 29 de junho de 2013

O BRASIL MOSTRA A SUA CARA

O BRASIL MOSTRA A SUA CARA

 O Brasil se surpreende com a proeza dos seus jovens que decididamente resolveram sair às ruas protestando contra os abusos do poder.
 Como não poderia ser diferente utilizaram esta ferramenta poderosa que é as redes sociais, para se mobilizarem. Desconectaram seus computadores, cartazes, faixas e placas agora são seus instrumentos e, assim, eles ganham as ruas a se manifestarem, por todos os cantos do nosso país.
Trocaram a mídia digital pelas ruas, avenidas e praças, deixando as autoridades policiais e politicas ressabiadas. Quem diria que tal façanha poderia acontecer? Pasmem-se todos, e tudo isso teve como estopim o aumento de CR$ 0,20 nas tarifas dos ônibus paulistano.
Diante disso o povo iniciou um movimento exigindo a redução da tarifa, (os governantes tiveram que atender retirando os reajustes).
Junto a isso engrossam a pauta de reivindicação, temas como:
A revogação da proposta de emenda constitucional 37, (proposta de emenda revogada pelo congresso);
Cassação do mandato dos políticos envolvidos em corrupção, (proposta aprovada pelo senado para que passe a ser crime hediondo);
Apuração dos gastos da copa (A presidente esclarece que o dinheiro dos estádios é fruto de financiamento e será devidamente pago pelos futuros gestores dessas arenas);
Maiores investimentos em educação, (a presidente reafirmou a necessidade de que o Congresso aprove a proposta de 100% dos royalties do petróleo e 50% dos rendimentos do pré-sal sejam investidos na educação);
Saúde (além de acelerar investimentos já contratados em hospitais e unidades de pronto-atendimento, Dilma afirmou que quer acelerar também o envio de médicos para o interior e a periferia das grandes cidades, onde há déficit destes profissionais. Sobre a proposta de trazer médicos estrangeiros para trabalhar no país, ela disse que é uma medida emergencial, que “não  se trata de medida hostil ou desrespeitosa" à classe médica. Segundo ela, a ação é necessária porque há dificuldade de encontrar médicos em número suficiente e com disposição para trabalhar nestes locais mais afastados);
Infraestrutura (Dilma propõe metas para a garantia da estabilidade fiscal e, portanto, o combate à inflação);
O povo brasileiro acordou, e abalou as estrutura da republica que a muito não discutia a proposta de reforma política, tema  forçosamente introjetado  na ordem do dia, que levou a presidente vir a publico e propor que seja consultado através de  plebiscito popular  a criação de uma Constituinte que discutirá a reforma política;
 A  presidente Dilma propôs  mudar a matriz do transporte público no país e, para isso, vai criar um Conselho Nacional de Transporte Público, composto pela sociedade civil e usuários. A proposta é investir em mais metrôs, e corredores de ônibus.
Além disso, Dilma disse que irá disponibilizar mais R$ 50 bilhões para investimentos em transporte público e que o governo está disposto a ampliar a desoneração de impostos para baixar tarifas. Tudo isso graças às manifestações populares.
O povo brasileiro começou a descobrir o poder que tem em suas mãos, graças a estes protestos e manifestações por todos os cantos do nosso país, a velha e viciada republica brasileira começou de fato a corrigir suas mazelas e rever os vícios do toma lá dá cá.
Oxalá não desvie os focos e nem faça disso uma festa, senão haja ruas e avenidas para serem ocupadas, e toda demasia tende a tornar-se pernóstica, sem contar com os riscos eminentes por parte de um setor retrogrado da velha republica, torcendo para que ocorram excessos (caos e desordem),  que justifique assim uma intervenção militar, pondo fim as liberdades de expressão e o direito a organizações manifestantes.
Após esse episodio o Brasil nunca mais será o mesmo, espero que esse brilhantismo não seja ofuscado pela euforia ou pelo vandalismo de alguns oportunistas que insistem querer tirar proveito do ímpeto destes jovens brasileiros que decididamente querem dar a sua contribuição para que tenhamos um país mais justo e solidário que atenda os interesses da maioria do seu povo.

Artigo escrito pelo Profº  Rosalvo Silva Filho
Formado em Ciências Físicas e Biológicas pela Faculdade Profº José a. vieira
Latus Sensus em Saúde e Meio ambiente pela Universidade de Lavras
Formação Acadêmica em Matemática pela Unioesp.

Um comentário:

  1. Se queres um amanhã melhor, comece ainda hoje a sua construção;
    Se achas que não é possível mudar, já estais vencido pelos teus próprio medo de ir a luta;
    Se acreditas que é possível vencer, tente, persista, as dificuldades são imposta, primeiro para que não ouse; Já que se ousou, não desista, persista e encista,todo recomeço trás consigo teus melodramas.

    ResponderExcluir