terça-feira, 26 de abril de 2011

O verdadeiro Sentido da páscoa

                        
                        O verdadeiro Sentido da páscoa
                                              Carta aos cristãos fiéis


  É sabido por todos nós cristãos que o período da páscoa é o momento de reflexão, da busca da paz interior, do momento da congratulação e renascimento para uma nova vida.
  Assim tem sido o significado da páscoa bem antes da era cristã, no velho testamento é marcada pela libertação do povo de Israel, do Egito;
  Em comemoração a este feito cada família hebréia deveria observar anualmente a festa da Páscoa, esta festa, deveria lembrar não só a libertação da escravidão egípcia, mas também a libertação da escravidão do pecado, pois o sangue do cordeiro apontava para o sacrifício de Cristo, (ver livro dos êxodos cap.12). O Cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo.
  Assim tinha sido o significado da páscoa bem antes da era cristão; A partir da era cristã a páscoa passou a ser substituída pela santa ceia, reforçando o milagre da multiplicação do peixe, do pão  e o vinho simbolizando o sangue de Cristo que viria a ser derramado. 
  Com o momento da penitência, com o jejum de Cristo passando 40 dias no deserto, para depois ter a sua aparição junto à sociedade; Inicia-se o período de uma nova vida.
  Portanto a abstinência a carne simboliza a pureza do corpo para o ressurgimento de um novo espírito que ressurge na fé cristã; Purificado dos seus pecados anteriores, salvo pelo gesto de reflexão, penitência e jejum.
  Ainda, irmãos na fé Cristã temos um longo desafio diante de nós, como o de desmistificar a figura do coelho cujo simbolismo é o de sobrepor a abundância do pão e do peixe.  
  Como o da festividade das comemorações que antecede a quarta feira de cinzas, que dá inicio a Quaresma, hoje tendo como este propósito o carnaval..
  A figura comercial do ovo da páscoa, cujo fundamento é simbolizar o corpo de Cristo;                           
  Com o passar do tempo estas festividades foram descaracterizando o seu real propósito. São raros os católicos que ainda guardam as tradições, poucos são os que utilizam deste período para reflexão.
  A prática do amor o gesto de solidariedade deve ser constante na vida do verdadeiro cristão; de nada adianta comprar o melhor chocolate, o maior ovo de páscoa se ao nosso redor existirem crianças que lhe falta à alimentação básica, vão a escola muito mais na busca da sua refeição, do que dos saberes necessários para sua formação cultural e de cidadania.
  Quando digo que nós estamos desfocados dos preceitos da quaresma, é porque estou cada vez mais inconformado com as desigualdades sociais, com o consumismo desenfreado que institucionaliza além da miséria, provoca à escassez dos bens naturais, incentiva a competitividade e estimula a violência.        
  Dedico-me constantemente para que o verdadeiro espírito pascal possa ressurgir em cada um de nós, em nossos corações. Que possamos entender quanto mais corremos na busca das nossas realizações pessoais, tratando-se de bens materiais ou de consumo, mais nos afastamos dos preceitos da comunhão da solidariedade e menos testemunharemos o amor fraternal, o qual Jesus Cristo nos ensinou.
           
   “A verdadeira riqueza esta contida no nosso interior, na forma de como agimos diante do nosso semelhante, o nosso olhar tangência o respeito à admiração e o carinho que temos uns pelos outros”
    

           Artigo escrito pelo Profº Rosalvo S. Filho formado em Ciências     
           Físicas biológicas pela Faculdade Profº José A. Vieira,
           Lato Sensus em Saúde e Meio Ambiente pela Universidade Lavras,
           Formação acadêmica em Matemática pela Unioesp
     

                                  

Nenhum comentário:

Postar um comentário