sexta-feira, 21 de dezembro de 2012

Sonhos de natal


                                                       SONHOS de NATAL

   Final de ano chega e junto vêm as férias, natal, família reunida, que bom revê-los, somente uma ocasião como esta para propiciar este encontro.
   Por alguns instantes comecei a recordar dos tempos de criança, o almoço de natal, todos ali reunidos, mesa farta, neste dia todos nós tínhamos direito a bebericar um refrigerante, e o fazíamos com gosto, saboreando gole a gole, como um conta gotas.
   Lembro-me nem os destampávamos, usávamos a ponta de um prego na cerca de madeira, furando a tampa, e ai sim, deliciávamos toda bebida.
   De vez em quando agitávamos o liquido espirrando um no outro, e assim se cumpria a tão esperada ocasião. Bem que esse dia poderia jamais ter fim, assim não ficaria tão somente registrado como recordações do passado.
   Pedidos feito ao papai Noel! Foram vários, Quantos foram atendidos por ele nenhum,  provavelmente não teria descrito corretamente o meu presente, ou talvez os meus sonhos eram impossíveis de serem realizados.
   Diante do pitoresco e irrisório restava-me então contentar-se com o conga ou ki chute  ou então com uma bola colorida de plástico, que no primeiro contato com a ponta de um prego ou  com os espinhos da roseira, iria fura-la.
   Bem de qualquer forma só pela ocasião já nos dávamos por contentes, com a chegada do natal tínhamos a certeza que iria alterar a nossa rotina.
    Lembro-me perfeitamente de uma cartinha que fiz ao papai Noel, nela continha o meu pedido, queria ganhar uma bicicleta de presente, quem sabe desta vez o papai Noel atenderia o meu pedido, junto à carta, pus a imagem de uma bicicleta, recortada de um jornal.
   Em outras ocasiões já havia pedido este presente, também por inúmeras vezes cheguei a pedir ao papai Noel um jipe bandeirantes, daqueles que tinha pedais, volante e até buzinas, cheguei a pedir um ferrorama, um pula-pula, mas nenhum destes  pedidos foram atendidos.
   Após anos de expectativa, parecia que estava muito próximo de ser presenteado, pois desta vez o papai  Noel respostou a minha carta, ele dizia que se eu passasse de ano na escola, ele me traria uma bicicleta de presente, nesta ocasião eu estava na quarta série e caso eu fosse promovido para a quinta série, ganharia a bicicleta.
   E assim se cumpriu, com a aprovação fui presenteado, finalmente ganharia a bicicleta, lembro o dia que ela foi entregue, era uma bicicleta da Caloi, era dobrável, cor vermelha e branca.
   Daquele dia em diante, acabou a minha tranquilidade, aquele cheiro de coisa nova no ar, entorpeceu-me totalmente, estava adiante do meu sonho, aquele objeto ali diante de mim, deixou-me eufórico.
    Passava de minuto em minuto pela varanda da minha casa, onde estava montada a arvore de natal, era um pinheiro plantado em um balde, todo enfeitado de modo que a sua decoração combinasse com os enfeites do  pinheiro e, por de trás do pinheiro estava a bicicleta.
   Até a chegada do natal teria que controlar a minha ansiedade, sempre que passava ali pela varanda vinha o pensamento será que realmente era pra mim aquele presente ou será  que algum dos meus irmãos também havia pedido uma bicicleta ao papai Noel, e não queriam falar para mim.
   Meus pensamentos não estariam em outro lugar senão naquela bicicleta, afinal há muito tempo vinha sonhando com aquele presente. Finalmente chegou o natal  quando a minha irmã mais velha desembrulhou o presente e leu a carta do papai Noel era para mim aquela bicicleta.
   Assim como eu, imagino os milhares de crianças por este Brasil afora que querem ganhar a sua bicicleta de presente de natal ou um outro presente, podemos ser eu e você o papai Noel destas crianças, basta irmos a uma agência dos correios e pedir pelas cartinhas delas, que estão endereçadas ao papai Noel, assim teremos a certeza que estaremos transformando o natal destas crianças, num natal muito mais feliz.
   Obrigado a todos que através de um gesto humano estará propiciando a alegria e a felicidade de uma criança.

 Artigo escrito pelo Profº  Rosalvo Silva Filho
 Formado em Ciências Físicas e Biológicas pela Faculdade Profº José Augusto Vieira
 Latus Sensus em Saúde e Meio ambiente pela Universidade de Lavras.
 Formação Acadêmica em Matemática pela Unioesp.

Um comentário:

  1. Quem dera no mundo não houvesse lugar para tristeza;
    Quem dera o espirito natalino não terminasse jamais;
    Quem dera todas as crianças do mundo não dormissem de barriga vazia;
    Quem dera pudéssemos realmente travestirmos o ano todo de papai noel e presentear, amar, sorrir e brincar.

    ResponderExcluir