terça-feira, 20 de novembro de 2012

Sou negro de corpo e alma



SOU NEGRO DE CORPO E ALMA

   Minha pele é negra devido à própria natureza assim como a dos meus ancestrais;
   Meus olhos são escuros desta maneira meu povo pode  resistir a luz solar, fitar o sol sem ofuscar-lhe a retina;
   Meus cabelos são carapinhos, desta maneira não haveria uma grande perda de energia do nosso corpo na presença da luz solar;
   Todas essas alterações na estrutura e na nossa anatomia ocorreram para que pudéssemos nos adaptar numa região muito quente e com muita luz solar;
   Hoje é possível nos encontrar em  todos continentes,  na maioria das vezes miscigenado, não como  éramos originalmente;
   No passado recente fomos moeda de troca, meus ancestrais eram retirados forçadamente da sua terra nativa foram extraditados  para varias partes do mundo;
   Obrigatoriamente eram forçados a trabalharem debaixo de chibatadas, acorrentados, mantido em cativeiro, preso como um  animal selvagem, jamais se importaram com as suas dores;
   Desta maneira meus ancestrais eram mantidos escravos propriedades dos nobres, leiloados em praça publica como se fossem mercadorias;
   Ser negro é trazer consigo toda uma evolução ao longo do tempo, primeiro por uma adaptação natural, segundo pela adaptação forçada, imposta pelo escravagismo, terceiro pós-libertação, os escravos alforriados tiveram que se adaptar a uma nova realidade, pois se viram sem lar, sem serviços,  sem dignidade, sem indenização da coroa pelos serviços”prestados”, abriu se as senzalas e despejaram os negros .
   Açoitadores  em cada chibatada dada a tua energia depreendida serviu para nos revigorar, jamais permitiremos que a tua ira nos invada, talvez esta tenha sido a tua grande decepção;
   Imaginava ver-nos de joelho sob os teus açoites, mas jamais vira um negro implorar pelo fim dos  teus açoites, mais uma vez o negro se adapta por isso estou aqui hoje a dedilhar estas palavras, graças ao meu ancestral escravizado.
   Não levaremos máculas alguma adiante, só gostaríamos que de fato houvesse na historiografia brasileira um capitulo da história com  narrativas do nosso grande líder que foi Zumbi dos Palmares.
   Hoje nós comemoramos o dia nacional da consciência negra, data em que  Zumbi dos Palmares foi degolado em praça publica, por ser negro, escravo fujão que resistiu a escravidão na era do Brasil colonial.




 Artigo escrito pelo Profº  Rosalvo Silva Filho
   Formado em Ciências Físicas e Biológicas pela Faculdade Profº José a. vieira
   Latus Sensus em Saúde e Meio ambiente pela Universidade de Lavras
   Formação Acadêmica em Matemática pela Unioesp.

Um comentário:

  1. Quantos foram preciso morrer, sob o açoite da chibata para que tivessemos este dia;
    Mesmo que nos livros de historia, não faça menção alguma sobre as atrocidades da escravidão, dá para imaginar o que tenha sido, até pelo simples trato das forças oligarquicas na politica nacional.

    ResponderExcluir