domingo, 25 de novembro de 2012

Flores em todas estações


FLORES EM TODAS AS ESTAÇÕES

Flores são flores, em qualquer estação cumprem com a sua função biológica, aromatizando, embelezando e colorindo.
Dê flores sempre, mostre  seu amor, seu respeito  e a sua admiração, aos saudosos e eternos amigos, aos seus amores, presentes,  passados e futuros, mande flores aos amigos, e aos inimigos mande-lhe apenas um botão da mais linda flor que houver no seu jardim, faça-o entender que na vida nós colhemos  o que plantamos e que, nem toda semeadura garantirá uma boa colheita e o ódio jamais vencerá o amor.
O amor é incondicional e independe da recíproca. Aqueles que amam  mesmo quando não são amados  demonstram o seu amor ao próximo.
Flores é muito mais que enfeites, mais que decoração, em qualquer ocasião   simboliza a paz e a gratidão, nos  lares onde  as encontrar ali também instaurada esta, a tranquilidade, o aconchego e a boa ventura.
Talvez por ser o aparelho reprodutor do vegetal evoluído, consiga reproduzir e simbolizar tão bem este sentimento nobre que é o amor, o colorido das suas pétalas tem uma razão de ser, atrair  junto a ti aqueles animais que irão ti promover, levar teu pólen a outras plantas.
Flores são sempre bem vindas, quem dera em todos os lares tivesse um jardim onde os pássaros, borboletas, beija-flor e as abelhas, pudessem provar do seu néctar e, alegres sairiam mundo afora, a bailar, bailando e cantando.
- O mundo é a nossa casa, os jardins são nossos quintais, adoçamos os nossos bicos para melhor poder cantar, cantamos para espantar as dores, afugentar a tristeza, nas flores em que pousamos tristeza jamais ira ancorar.
Ah! Natureza como és bela e encantadora, ouvir o gorjear da passarada em meio ao seu matiz, revigora a alma sofrida, espanta a solidão, refugia as magoas do peito e acalanta o coração.
Flores pena que são efêmeras em um ou dois dias vão murchar, mas o coração de quem  as recebe será eternamente grato.



 Artigo escrito pelo Profº  Rosalvo Silva Filho
Formado em Ciências Físicas e Biológicas pela Faculdade Profº José a. vieira
Latus Sensus em Saúde e Meio ambiente pela Universidade de Lavras
Formação Acadêmica em Matemática pela Unioesp.

terça-feira, 20 de novembro de 2012

Sou negro de corpo e alma



SOU NEGRO DE CORPO E ALMA

   Minha pele é negra devido à própria natureza assim como a dos meus ancestrais;
   Meus olhos são escuros desta maneira meu povo pode  resistir a luz solar, fitar o sol sem ofuscar-lhe a retina;
   Meus cabelos são carapinhos, desta maneira não haveria uma grande perda de energia do nosso corpo na presença da luz solar;
   Todas essas alterações na estrutura e na nossa anatomia ocorreram para que pudéssemos nos adaptar numa região muito quente e com muita luz solar;
   Hoje é possível nos encontrar em  todos continentes,  na maioria das vezes miscigenado, não como  éramos originalmente;
   No passado recente fomos moeda de troca, meus ancestrais eram retirados forçadamente da sua terra nativa foram extraditados  para varias partes do mundo;
   Obrigatoriamente eram forçados a trabalharem debaixo de chibatadas, acorrentados, mantido em cativeiro, preso como um  animal selvagem, jamais se importaram com as suas dores;
   Desta maneira meus ancestrais eram mantidos escravos propriedades dos nobres, leiloados em praça publica como se fossem mercadorias;
   Ser negro é trazer consigo toda uma evolução ao longo do tempo, primeiro por uma adaptação natural, segundo pela adaptação forçada, imposta pelo escravagismo, terceiro pós-libertação, os escravos alforriados tiveram que se adaptar a uma nova realidade, pois se viram sem lar, sem serviços,  sem dignidade, sem indenização da coroa pelos serviços”prestados”, abriu se as senzalas e despejaram os negros .
   Açoitadores  em cada chibatada dada a tua energia depreendida serviu para nos revigorar, jamais permitiremos que a tua ira nos invada, talvez esta tenha sido a tua grande decepção;
   Imaginava ver-nos de joelho sob os teus açoites, mas jamais vira um negro implorar pelo fim dos  teus açoites, mais uma vez o negro se adapta por isso estou aqui hoje a dedilhar estas palavras, graças ao meu ancestral escravizado.
   Não levaremos máculas alguma adiante, só gostaríamos que de fato houvesse na historiografia brasileira um capitulo da história com  narrativas do nosso grande líder que foi Zumbi dos Palmares.
   Hoje nós comemoramos o dia nacional da consciência negra, data em que  Zumbi dos Palmares foi degolado em praça publica, por ser negro, escravo fujão que resistiu a escravidão na era do Brasil colonial.




 Artigo escrito pelo Profº  Rosalvo Silva Filho
   Formado em Ciências Físicas e Biológicas pela Faculdade Profº José a. vieira
   Latus Sensus em Saúde e Meio ambiente pela Universidade de Lavras
   Formação Acadêmica em Matemática pela Unioesp.

quinta-feira, 15 de novembro de 2012

Um grande amigo



UM GRANDE AMIGO

Desculpe-me pois nestes versos ainda não conseguirei encontrar um adjetivo onde eu possa expressar meus sentimentos, minha gratidão por sua amizade.
  Embora nunca tenha lhe falado, gostaria que você soubesse, tu és o meu  grande amigo, uma pessoa muito especial na minha vida. Sorte grande eu tive no dia em que ti conheci.
  Deus na sua infinita bondade, vendo a minha aflição, enviou-me um amigão por quem tenho tanta querência. Renovei a alegria, reafirmando a esperança, estreitando nossa amizade, reatando a nossa fé. 
Pena amigo que nem sempre posso esta ao seu lado, a vida segue seu curso e a saudade é constante, mas ainda assim meu coração alivia, quando vejo seus rastros de vida deixado na tela do meu computador.
Baseio a nossa amizade na franqueza de um irmão, ainda  carrego comigo lembranças dos encontros  fraternos, conversas, sorrisos, frases soltas no ar, o tempo passava pela gente, e a gente nem via o tempo passar.
  Saudades sinto dos momentos compartilhados. Bons momentos! Como é bom saber que em tempos bons, ou épocas ruins poderei sempre contar com a nossa amizade. 
A franqueza da nossa amizade esta na simplicidade dos fatos, jamais tolhemos um ao outro, nunca houve se quer algum exasperamento entre nós, por isso coloco a nossa amizade acima do simples conhecer, você é um  amigo irmão, alguém com quem posso contar.
Obrigado pelos apoios constante, energia imprescindível para aqueles que tateiam teus passos indecisos, a tua compreensão são aparas que sustentam os meus desequilíbrios.
Caminho com toda segurança, corto o vento com a leveza de uma pena, não impulsiono os meus passos sozinhos.
Tenho a certeza que caminhas comigo, dando-me  apoio e dividindo o meu fardo pesado, me animando quando estou farto  prestes a desistir, logo vem  mostrar  a saída, por isto que esta sinergia jamais pode faltar.
È tão bom confortável  e seguro saber que é o meu amigo  das horas difíceis e alguém que  comemora comigo quando supero os entraves que a vida  vez ou outra insiste em implementar.
  Ainda que eu seja um caminheiro neste mundo, si os meus pés  em rotas turvas tocar, mesmo meu corpo estando em  desalinho, meu coração estará atinado e em sintonia,  porque sei que posso contar com a ajuda de  Deus e com você que  esta sempre prestes à me ajudar.



Artigo escrito pelo Profº  Rosalvo Silva Filho
   Formado em Ciências Físicas e Biológicas pela Faculdade Profº José a. vieira
   Latus Sensus em Saúde e Meio ambiente pela Universidade de Lavras
   Formação Acadêmica em Matemática pela Unioesp.



sábado, 3 de novembro de 2012

Adeus dos seus familiares e amigos


  ADEUS DOS SEUS FAMILIARES E AMIGOS AO MEU CUNHADO Geeson  Alves de Souza

Poderia ter sido diferente, mas foi assim então seja, dores que intensificam na alma, dói a carne não é de se estranhar ela é fraca, haverá de doer;
  Quem poderá um dia explicar, o que leva a carne sofrer eu pensava que os injustos iriam sofrer, mas este ai sempre solicito, sempre prestativo, prestes a servir, a orar revelou ser um verdadeiro ancião.
  Convalescente eu teu leito, veio para casa trazido pela maca, ambulância, atendimento domiciliar, mas não ficou, retornou ao hospital, sua dor é tanta e ele a disfarça, não reclama para  não abalar a senhora,  jovem esposa que assiste tudo de perto, só não conhece a sua dor.
  Mistério tremendo é a vida, nunca se sabe onde andaras o amanhã, solto no tempo deixe que o vento carregue pensamentos vãs, tento a busca, mas ainda não é tempo de entender, nem sabemos o que é sofrer, quando olhamos para uma cruz.
  Cada um com seus dilemas, cada um com a sua cruz, não conhecemos o calvário simplesmente buscamos na vida dar  prazer a matéria, que é da terra, não á levaremos para onde  haveremos de ir.
  Triste senhora, um dia conheceu a felicidade sem saber que esta era lhe passageira, viveu instantes de paz, sorriu, beijou, até que este veio adoecer aquietou-se no leito, olhares singelos como quem quer despedir-se sem querer partir, porque sabe da felicidade que a esposa chegou a ter.
  Deixa a esperança levar seus pensamentos, pede a Deus só por mais uns momentos, deixe-me ser feliz, será que faz parte da vida esta cena tem que ser vivida, capitulo escrito no livro da tua existência, acordo firmado com nosso senhor.
  Homem sereno, voz baixa, olhar reluzente, sapiência, levou a palavra por todos os cantos por onde passou, fez bem o teu papel, cuidou da família, zelou da sua casa, esteve ao lado  dos seus irmãos consanguíneos e de fé, agora recebe o cuidado da jovem esposa, que anseia ver você se levantar.
  Após dias de sofrimentos muitas vezes calados, chegou o dia do recolhimento, assim como veio e cumpriste com os desígnios, o Senhor toma de volta para si o seu filho precioso Gerson Alves de Souza.
  Pena Gerson que nós simples mortais, não somos capaz de entender as coisas do Pai, e neste dia que os Céus estão em festa, nós choramos pela sua partida.
Lazaro ressuscitou dos mortos, Enoque fora levado vivo, Jesus ressuscitou ao terceiro dia e subiu aos Céus, e você recolhido fostes, para os teus dias de glória, todo aquele que crê na vida pós a morte, sabe que estais aqui só de passagem.
  Que Deus receba você Gerson, e tenha certeza que fizera o seu papel muito bem, para nós que nos despedimos de você no dia 01/11/2012 resta-nos salientar que deixará saudades eternas, adeus dos seus familiares e amigos.

Nota de falecimento Escrita por Rosalvo Silva Filho