segunda-feira, 13 de fevereiro de 2012

A amizade esta acima de qualquer interesses

                                      
                                                  Um amigo muito especial



   Quando estamos em dificuldades, sempre há alguém a quem recorremos, e a esta pessoa confiamos todos os nossos dilemas, martírios e inquietações sem reservas, pudores ou temores. Afinal trata-se do nosso amigo.
   Talvez seja por isso que surgiram os dissabores, os problemas para, podermos compartilhar e, com isso estreitar os nossos laços de amizade com alguém que tenha serenidade, e que nos transmitam segurança, dando-nos a certeza que a partir dos seus aconselhamentos, teremos discernimentos, destemores e maturidade para resolve-los.
   Assim, surgem os amigos, aquele que sempre nos orientam, aponta-nos rumos a seguir, alternativas que não havíamos pensado, amenizam as nossas aflições, conforta os nossos corações, tira os nossos pesares, e está sempre solícito.
   Um bom amigo é aquele que estando próximo, jamais estaremos desconfortados, preocupa-se em não nos contrariar e quando o faz utiliza toda sutileza, pois ele com a sua bondade e sagacidade nos envolvem dando-nos proteção.
   Raro são os amigos, por isso que eu sempre digo se ao longo da sua vida não tens a quem possa confiar, reveja a sua trajetória, será que não tem sido autossuficiente demais. Se faltar-lhes um amigo, como será seu cortejo, quem por ti chorará ou quem haverá de conduzir pela vereda fúnebre o teu leito de morte.
   Ora, será que não vê que ter amigos é ter um irmão a mais. Pois afinal um amigo de verdade não permite que, uma só lágrima role em seu rosto, sem que haja explicação. Amigo está sempre presente, jamais nos abandonam, é um fiel escudeiro e com seu jeito faceiro ajuda-nos livrarmos dos dissabores, alguém em que realmente confiamos. Confidenciamos segredos de amor ou de dor, até os nossos próprios lamentos.
   Como é bom tê-lo por perto amigo. Sinto que os teus olhos são extensão dos meus, tuas pernas levam-me aonde eu não consigo ir, teus braços sempre tocando em meus ombros dar-me a certeza que sempre irá me apoiar.
   Desculpem-me, pois nestes versos ainda não conseguirei expressar meus sentimentos, minha gratidão por sua amizade. Talvez eu nunca tenha lhe falado, tu és um grande amigo, uma pessoa muito especial em minha vida. Sorte grande eu tive no dia em que ti conheci.
   Deus na sua infinita bondade, vendo a minha aflição, enviou-me um amigão por quem tenho tanta querência. Renovei em mim a alegria, reafirmando a esperança, estreitando nossa amizade, reatando a nossa fé. Compartilho bons momentos com aquele que em tempos bons, ou épocas ruins estará sempre ao meu lado.
   Todos os dias em nossas vidas, temos a oportunidade de realizarmos boas obras, fazermos novos amigos, ajudarmos mais pessoas. Aprendemos a cada ano que passa em nossas vidas, descobrimos novos valores, estabelecemos novas metas, vivenciamos novas emoções.
   Afinal, viver é desfrutar do tempo que dispomos entre os nossos sonhos e as nossas realidades, buscando inspirações as nossas velhas aspirações e assim possamos abrir novos caminhos, ascender novos conhecimentos, amadurecer os nossos pensamentos sem que para isso, fosse necessário lamentar-se pelo tempo que se foi e, viver intensamente o tempo que se tem.
   Afinal nem sempre temos a chance de fazer novos amigos, ajudarmos outras pessoas, aprender e ensinar novas lições, vivenciarmos outras situações, traçarmos novas metas, porque o amigo ajuda-nos a superarmos velhos problemas e, enfrentarmos os dilemas.
   Sorria ainda há tempo de fazer novas amizades, desfaça essa tua sisudez, abrande o teu coração, senão, jamais derrubará o muro que o separa do vizinho isolando, os caminhos que poderiam se cruzar.


Artigo escrito pelo Prof. Rosalvo Silva Filho
Formado em Ciências Físicas e Biológicas pela Faculdade Prof. José A. Vieira.
Formação Acadêmica em Matemática pela Unioesp.
Latus Sensus em Saúde e Meio Ambiente pela Universidade de Lavras.

Um comentário:

  1. um amigo não é um qualquer, é aquele a quem confiamos qualquer momento, os nossos lamentos e contentamentos.

    ResponderExcluir