sexta-feira, 26 de agosto de 2011

A nossa Independência e aos que de ti depende ó Pátria Amada.
   Quem dera houvesse por todos os cantos desse Brasil, pais, mães, filhos, contentes a ti ó Pátria amada;
   Quem dera foste de fato gentil com todos, abaixo deste sol que raia todos os dias neste céu de azul anil;
   Por toda parte que percorremos, neste teu leito terreno, vemos terras e mais terras sobre teu horizonte, só não entendemos porque estes teus bravos filhos ainda não tem onde morar.
   Quem sabe esse é o preço que tu pagas Pátria querida por ser tão preferida dos pérfidos astutos e ardis, que a ti vê apenas como um país servil.
   Teus povos de fato bravos são a ti entregas de coração, para ver te romper os grilhões que os prende ainda de forma injustiçados, aos teus inimigos que já não se fazem ocultos e fingem não serem hostis.
   Essa brava gente, não quer nada mais além do que viver com dignidade, para bem longe poder ecoar teu canto, vivo em uma Pátria que amo, sem temor da miséria, sem ver teus filhos vivendo em favelas, pois a justiça aqui revela. E os teus filhos quer viver na Pátria livre e falar com muito orgulho que o teu nome é Brasil.        
   Não tememos o sol e a chuva, bem sabeis que nossos esforços hoje são conhecidos além dos mares que banham as tuas costas. Houve a era do café, do futebol com Pelé, dos domingos com o Sena, dos sambistas na avenida, do requebrado da mulata que elevaram teu nome mundo afora.
   Bravos homens e mulheres não temem nem se repelem de levar as tuas cores por todos os cantos onde estiverem. Parabéns a essa gente que com os teus adjetivos desvelou ao mundo todo o povo que aqui vive.
   Ainda há muito que fazer, falam do pré-sal que parece tudo resolver, mas bem sabemos eu e você que em épocas passadas fizeram nós acreditar bastava ouro doar que tudo ia melhorar.
   Hoje não cremos em agouros, pois não são prata nem ouro que fará do universo entre as nações desenvolvidas o Brasil resplandecer.
   Olhe! Olhe bem para essa gente e veja quão eloquente somos porque todos trazem como vestes o verde das suas matas, o azul do céu de anil, o amarelo do nosso ouro, o branco que traduz a paz entre teus filhos queridos, que espera avidamente ver a ordem e progresso um dia aqui chegar.
   Botemos o Brasil num trilho, faça essa locomotiva por a limpo todas  mazelas que por todos os rincões ocorrem, assolapam os teus cofres tirando dos teus cidadãos, saúde e educação o que eleva toda nação um dia desenvolver.  
   Deixem a nossa Pátria livre das corjas e quadrilhas que se travestem de homens públicos e dilapidam teus patrimônios fazendo do público algo privado com seus dolos hostis.
   Brava gente brasileira, longe vá o temor, pois degredados serão dessa Pátria, os prevaricadores deixando-a livre do seu jugo ou morreremos sem ver a nossa Pátria livre desta peste vil que denigre a imagem do Brasil.
             

Artigo escrito pelo Profº Rosalvo Silva Filho
Formado em Ciências Físicas e Biológicas pela Faculdade Profº José A. Vieira.
Latus Sensus em Saúde e Meio ambiente pela Universidade de Lavras.
Formação Acadêmica em Matemática pela Unioesp

quinta-feira, 18 de agosto de 2011

E porquê não falar agora!!!

                                                E por que não falar agora!!!

  Olha pai há muito tempo  queria falar-lhe, mas faltava-me coragem;
  Quando criança  lembro-me perfeitamente quando sentava-me em seu colo, e o senhor esfregava o teu rosto no meu. Ainda guardo vivo na memória a sua barba roçando em meu rosto;
  Talvez pai eu nunca tenha lhe falado, mas eu sempre tive orgulho do senhor, adorava quando chamava-me de meu chara. Hoje compreendo porque não tive todo carinho que gostaria, afinal eram tantos os afazeres, tantas preocupações, que vez ou outra lhe sobrava um tempinho para nós.
  Obrigado meu velho pelos ensinamentos, com o senhor eu aprendi que um homem tem que ter compromisso familiar, não deixar nada faltar, saldar em dias as tuas dividas, não viver nas portas dos botecos, escolherem as tuas companhias e respeitar a todos, mesmo que tivesse razão jamais devesse responder aos mais velhos.
  Eu queria tanto poder ter feito tantas coisas juntos eu e o senhor; Pensei um dia em ti levar ao estádio de futebol, para ver o seu time jogar; Pensei em sair com você para irmos visitar o teu irmão, meu tio; Pensei em trazê-lo para visitar a obra, que hoje é o apartamento onde moro; pensei em sairmos um final de semana para pescarmos, enfim eram tantas coisas que gostaria de ter feito e não as fiz.
  Ah! Outra coisa que ia me esquecendo, desculpa pelas peraltices que fiz como aquela vez que eu estava montado naquele cavalo sem rédeas, e o cachorro mordeu o rabo do danado que sai em disparada, justamente indo  rumo ao som da sua voz, que ecoava no ar pelos sons  do alto falante da caminhonete a qual era o teu trabalho, de onde provinha o sustento da família.
  Talvez o senhor nem se lembre das frases que proferiu pelo alto falante, mas deixemos de lado isso, afinal eu não fui muito longe mesmo acabei despencando do cavalo logo adiante, ai o teu verbo ecoou no ar, ta vendo eu não falei pra descer.
  Passei um longo tempo ao seu lado no hospital, e ainda soa em meus ouvidos as tuas palavras dizendo-me. -Agora sim posso morrer em paz  pois sei que o filho com quem tive grandes preocupações, hoje é um grande homem, graças a você que hoje estou aqui neste hospital, até hoje você nunca me disse quanto paga no convênio.
  Gostaria de passar adiante essa minha experiência vívida, não deixe pra amanhã, o que pode ser feito hoje, a vida tem que ser vivida na sua plenitude, diga ao seu pai ou sua mãe o quanto são especiais em sua vida,
  Viva intensamente todos os momentos ao lado daqueles que você ama, valorize a família, pois é daí que sairá todo respaldo, você sempre encontrará ajuda, não se receie em dizer aos seus entes queridos o quanto eles são especiais a você.               
  Perdoa-me pai por não ter feito tudo que gostaria, por não ter dito o que queria não caminhar ao seu lado passear como planejava, agora que o senhor não está ao meu lado que percebo  quanto tempo desperdicei, quantas palavras não proferi, quanto insensato eu fui por não dizer o quanto eu ti amei. 
  Talvez não seja tarde, pois sinto a sua presença sempre que me fragilizo, ouço a tua voz dizendo, esse é o meu filho o Rosalvão, obrigado por ter me feito sentir importante, mesmo não sendo doutor, o senhor assim me tratava.
  Mesmo não tendo dito no momento oportuno, bradarei por todos os cantos que passar posso não ter sido um bom filho, mas eu tive um grande pai.

      Artigo escrito pelo Profº Rosalvo Silva Filho
      Formado em Ciências Físicas e Biológicas  Pela Faculdade Profº José A.Vieira.
      Latus Sensus em Saúde e Meio Ambiente pela  Universidade Lavras.
      Formação acadêmica em Matemática  pela Unioesp


quarta-feira, 3 de agosto de 2011

Homenagem á estes super-heróis

                                                                                                                                                                                                                                                                                                                        
        
Parabéns a você que é Pai, Padrastos e Padrinhos.



          Ser pai é assumir a condição que irá dedicar-se ao bem comum entendendo que a sua vida assumirá  uma extensão imensurável;                                            
         Ser pai é conhecer minuciosamente as necessidades humanas e compreender que só você suprirá as expectativas da sua progênie;
          Ser pai não é provar que é apenas homem, mas também aceitar as cumplicidades, e
ter a dignidade na formação, do caráter daqueles que descendem de ti;      
          Ser pai também é voltar a ser criança, fazer-se de adolescente, estando presente e viver  intensamente todos os momentos das etapas daqueles, que de tí se originaram;
          Ser pai é saber dizer não, naquele momento, mesmo contrariando o Coração, sabendo que estarão ensinando, valores, limites respeito e paciência, e que mais tarde serão colhidos, comprazeirando-se com a felicidade dos seus descendentes.
          Ser pai é ter a dimensão exata da importância que terá na vida de uma criança, pois ela o verá como herói, como um super homem, como o seu protetor e guardião.
          Ser pai é compreender a magia, que Deus lhe concede, de espalhar suas sementes pela terra, e saber que germinarão e tornarão bons frutos, se lançados em terrenos férteis;
          Parabéns a você pai, em reconhecimento á todos os seus esforços, pelos preciosos segundos doados aos teus entes queridos;
          Felizes são os filhos, que receberão dos seus progenitores, amor, carinho e compreensão;
          Abençoada seja a família, cujo pai conquista os teus sustentos, com o suor de seu rosto sem medir esforços ou sacrifícios;
          Bem aventurados serão os filhos, cujo pai deixará como legado, o amor, o respeito, a dedicação, a paz, a generosidade e a serenidade, para discernir entre o bem e o mau, o bom e o ruim, o certo e o errado, tendo a certeza que os teus exemplos sucederão de geração prá geração.
          Feliz sejas tu neste dia pai, e todos os dias que hão de viver sobre a proteção do nosso Pai celestial.
          Dedico este artigo, a todos os pais, em especial à aqueles que, mesmo estando ausente a figura feminina, supri com magnitude e primor o seu papel.
     


Artigo escrito pelo Profº Rosalvo Silva Filho. 
Formado em Ciências Físicas e Biológicas pela faculdade Profº José A. Vieira.
Latus Sensus em Meio Ambiente e Saúde pela Universidade de Lavras.
Formação acadêmica em Matemática pela Unioesp.